terça-feira, 22 de março de 2011

Ajustando nossa busca por Deus

Nós como filhos devemos buscar a Deus em todos os momentos de nossas vidas pois quanto mais o buscamos mais nos aproximamos dEle. E estando mais próximos dEle seremos moldados e transformados segundo o Seu querer.

Lembrar de Deus apenas na hora da angustia é algo que muitos de nós tem o costume de fazer, porém esta atitude é como semostrássemos a Deus que só precisamos dEle quando estamos em aperto, quando precisamos de algo em nossas vidas.

Como você se sentiria se um conhecido seu te ligasse no meio da noite falando: " Olá como você está? você poderia me dar uma casa!" . Você logicamente pensaria: Nossa mas eu nem conheço está pessoa, e ela vem querendo me pedir as coisas!!" Na nossa relação com Deus é mais ou menos assim, porém Deus nos conhece porque Ele é Todo-Poderoso, porém somos nós que não o conhecemos, que não estabelecemos um relacionamento com Ele.

Você conhece alguém na medida que você se relaciona com ela, como vamos conhecer a Deus se não investimos tempo na relação. Muitas vezes entregamos a Deus o resto, o que sobra, ou ainda fazemos as coisas para Ele de forma mecânica sem processar o que estamos fazendo ou falando.

Muitos de nós "rezamos" apenas, ficamos repetindo todos os dias as mesmas orações sem pensar naquilo que estamos dirigindoa Deus, Deus nos dotou de inteligência e espera que a usemos também na nossa vida cristã. Muitas das vezes me pego orando a Deus e pensando em outras coisas que tomam minha mente na hora da oração, se não nos policiarmos sempre agiremos assim, quando isso acontece eu chacoalho a cabeça peço perdão e volto a realmente falar com Deus, não somente repetindo um "roteiro de oração" pré-estabelecido.

A oração pode ser definida como uma relação, uma conversa com Deus. Será que realmente conversamos com Deus, muitos de nós tem a errónea ideia de que para se orar é preciso ter toda aquela "pose de oração" e aquela cara de "ai Senhor estou aqui me ouve porque eu to fazendo o "trem" certo", orar é conversar e não existe lugar pré-estabelecido para conversa.

Jesus nós ensinou que :

" Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que em secreto, te recompensará publicamente. " Mateus 6 - 5

Sim devemos ter um momento de aproximação mais intima de Deus em nossa vida diária. Porém com a correria de nosso dia-a-dia muitos de nós dizem que não tem tempo para orar porque, estudam, trabalham, correm e etc, esquecendo-se que o ato de orar pode ser realizado em todos os lugares, basta nos dispormos a isso. Eu quando ia estudar tinha que fazer um longo percurso pegava dois ónibus e ainda tinha que fazer uma boa caminhada até meu destino. Este percurso era uma das oportunidades em meu dia para orar, orava no ónibus em Espírito, lia a Bíblia , ou livros de cunho cristão, ia falando com Deus em segredo e creioque Deus estava me escutando. Na caminhada era melhor ainda pois era eu e Deus e o céu aberto, eu podia senti-lo perto de mim ali naquela caminhada .

Para quem quer estar com Deus não existe nada que impeça. Sua oração, seu momento de conversa pode ser de um minuto, de quinze minutos, no intervalo, no almoço, no banho, na hora de escovar os dentes, posso parecer louca mas já tive boas conversas com Deus quando escovava os dentes.

Não vamos nos privar de estar com Deus por causa das imposições da vida. Uma vez quando era nova na fé estava lendo a Bíbliaa noite em minha cama e não entendia qual a diferença entre Saul e Davi, como não tinha ninguém para perguntar naquele momento peguei e falei para Deus: " Deus qual a diferença entre Davi e Saul ?" , foi exatamente assim que falei bem simples e direta.

No outro dia de manhã fui limpar a casa e estava varrendo , liguei a TV num programa evangelico que passava em um canal a cabo, e estou lá eu e a vassoura na sala, varrendo ouvindo o programa, quando o Pastor faz a oração e vai trazer a Palavra, elediz hoje estarei falando um pouco sobre a História de Davi e Saul, na hora eu olhei pensei : "Nossa é o que eu tinha orado ontem" olhei para o céu e agradeci a Deus. Porque Ele tinha ouvido minha duvida e usaria seu servo para esclarece-la.

Deus está disponivel a nós sempre, mas nós também temos que nos colocar sempre a sua disposição para aprender dEle e crescer na Sua presença.

Às vezes, pensamos que só teremos experiencias "extraordinárias" se pagarmos algum tipo de penitencia, como orarmos várias horas de joelhos, jejuarmos, subirmos e descermos montes e etc. Deus age no extraordianario, sim Ele age, porém Ele tambémage no simples, no diário, e falta em nós reconhecimento em relação a isso.

Pense em como são os melhores e verdadeiros relacionamentos que você tem com amigo, irmão, pais e etc. Geralmente ele édiário, você se mostra a pessoa do jeito que você é , sem usar mascaras, sendo autentico nas suas falhas e nas suas qualidades, pela intimidade criada você ouve conselhos dessa pessoa porque sabe que ela quer o melhor para você, vocês riem, vocês choram juntos, você sabe que pode contar sempre com a pessoa e ela pode contar sempre com você, mesmo que você não tenha condições de ajudar, você corre atras e dá um jeito etc. É uma relação baseada não no ganho, mas no amor e no prazer de se estar um com o outro.

Temos prazer em estar na presença de Deus, ou já tomamos isso como imposição? Qual foi a ultima vez em que você sorriu para Deus? Você lembra da ultima oração que fez? Quais foram suas palavras: palavras mecânicas ou palavras do coração? Deus pode contar com você quando Ele deseja ser ouvido? Quem é Deus na sua vida? Que espaço Ele tem?

Devemos responder sinceramente: Que lugar Deus tem em nossa vida? - Ele realmente é tudo mesmo??? ou é mais uma obrigação cotidiana?

Vamos refletir e pensar sobre isso, para que possamos melhorar na presença dEle, porque todo relacionamento passa por ajustes, e hoje Deus nos dá a oportunidade de melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário,
Deus te abençoe, estarei orando por sua vida !

Caminho no deserto

Por que muitas vezes Deus nos leva pelo caminho mais longo? Para que não queiramos desistir, retroceder, indo por um caminho que seria m...